"A maneira como se joga pode tornar o jogo mais importante do que imaginamos, pois significa nada menos que a maneira como estamos no mundo"
(J. B. Leonard)

domingo, 6 de junho de 2010

Atividade Física e Senescência

O envelhecimento populacional é um fenômeno crescente no mundo nos últimos trinta anos e segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), no Brasil até 2025 terá um aumento de 15% nesta população, tornando-se o sexto maior numero de idosos em termos absolutos.
A manutenção da atividade é fundamental para conservar as funções vitais em bom funcionamento, dentro do processo de envelhecimento humano, favorecendo um melhor desempenho nas atividades cotidianas. Além de favorecer uma melhor interação social e melhoria da auto-estima e auto-imagem.
O envelhecimento humano é definido como um processo natural, irreversível, provoca uma perda funcional e estrutural progressiva no organismo e atinge todo ser humano.
Alterações Fisiológicas
Principais alterações fisiológicas do envelhecimento:
  • Atrofia progressiva muscular;
  • Fraqueza funcional;
  • Aumento da espessura das paredes dos vasos sanguíneos;
  • Descalcificação óssea;
  • Aumento dos níveis de gordura;
  • Diminuição das capacidades coordenativas.

Treinamento de força para senescentes


A perda de força e potencia (habilidade de exercer força muscular rapidamente) muscular diminui com a idade. A potencia muscular é uma habilidade vital que além de ser importante para a realização das atividades diárias pode servir como um mecanismo de prevenção de quedas, que são uma das maiores e mais freqüentes causas de lesões em senescentes.
Vários estudos indicam que pessoas que se exercitam com pesos recuperam uma boa parte da força muscular perdida, o que contribui para sua capacidade de realizar tarefas cotidianas, favorecendo assim uma melhor autonomia em suas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário