"A maneira como se joga pode tornar o jogo mais importante do que imaginamos, pois significa nada menos que a maneira como estamos no mundo"
(J. B. Leonard)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Aprendizagem motora

Conceitos básicos para o desenvolvimento e aquisição de aprendizagem motora:
Adaptação

Resposta a um estímulo ou uma série de estímulos que induzem mudanças funcionais e/ ou morfológicas no organismo.

Aprendizagem

Mudanças na capacidade de uma pessoa desempenhar uma habilidade, deduzida de acordo com a melhoria constante do desempenho decorrente da experiência ou prática.

Capacidade

Qualidade geral do indivíduo relacionada com a execução de uma variedade de habilidades ou tarefas.

Capacidade Física

Qualidades inatas de uma pessoa; potencial; talento. No caso de atividades ou desportivas podem ser trabalhadas de acordo com suas especificidades. Está relacionada com o desempenho de várias habilidades motoras como força,flexibilidade, velocidade, tempo de reação, equilíbrio entre outras.

Capacidade Derivada ou Subordinada

É parte dos conhecimentos e experiências como, por exemplo, visão periférica e o tempo de reação.

Crescimento Humano

Mudança mensurável do desenvolvimento do corpo humano.

Coordenação Motora

É a capacidade de integrar movimentos comandados pelo cérebro. Pode ser classificada como:
  • Coordenação motora geral ou grossa: capacidade de usar grandes agrupamentos musculares em uma ação global mais eficiente, econômica e plástica, produzindo movimentos de maior amplitude;
  • Coordenação motora geral específica: controle de movimentos específicos exigidos por uma técnica ou atividade;
  • Coordenação motora fina: capacidade de usar de forma precisa e eficiente os pequenos grupos musculares produzindo movimentos de menor amplitude e específicos.



Desempenho ou Performance


Relação de como um indivíduo executa um comportamento ou um rendimento, à eficiência ou maneira como atua e cumpre uma finalidade pretendida.


Desenvolvimento Motor


Inter-relação entre crescimento e maturação à passagem do tempo. Estabelece princípios básicos para fundamentar a ação pedagógica, porque estuda teorias que fundamentam o significado/ sentido do movimento no processo de desenvolvimento e aprendizagem humana.


Estágios de aprendizagem


Existem dois estágios de aprendizagem motora sob o ponto de vista do iniciante:
Captação da idéia do movimento (manter-se concentrado no padrão básico de coordenação de movimento da habilidade).
Fixação ou habilidades fechadas (desempenhado em um ambiente previsível e estável, sendo praticamente determinada quando iniciar a ação) e Diversificação ou Habilidades Abertas (ambiente instável e imprevisível).



Engrama motor


Resposta física de uma lembrança. Traço permanente deixado na memória sobre tudo o que tem sido experimentado psiquicamente ou fisicamente.


Fluidez


União de um ou vários movimentos de forma ininterrupta.


Habilidade


Um indicador de qualidade do desempenho de uma ação ou tarefa para atingir um objetivo específico. Habilidades motoras básicas são: andar, empurrar, puxar, carregar, trepar, quicar, saltar, correr, equilibrar, saltitar e etc.


Harmonia


Relação entre as fases do movimento e as partes do corpo de forma combinada.


Maturação


Estágio final das mudanças qualitativas nos sistemas estruturais e funcionais do organismo.


Precisão


Fenômeno complexo sensório motor que envolve entre outros: ângulos, controle, antecipação e tempo de reação.


Técnicas


Tipos de habilidades com um propósito ainda mais específicos de acordo com a atividade ou esporte especifico, com a finalidade de economizar energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário