Foi inventado em nove de Fevereiro de 1895 nos Estados Unidos, por William George Morgan. O objetivo de Morgan, que trabalhava como diretor de Educação Física na ACM (Associação Cristã de Moços) de Holyoke em Massachusetts, era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, como era no basquetebol, de modo a minimizar os riscos de lesão e não fosse tão monótono como o tênis. Inicialmente, o esporte foi chamado de Mintonette, porém mais tarde ganhou popularidade com o nome de volleyball.
Era praticado com uma câmera de ar de bola de basquete e não havia número restrito de jogadores.
No Brasil, dizem que foi praticado pela primeira vez, em 1915, no Colégio Marista de Pernambuco, e outros que o mesmo foi introduzido por volta de 1916/ 1917, pela ACM de São Paulo. (Guilherme, 2001).
O primeiro Campeonato Sul-Americano de Voleibol masculino e feminino, patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos, foi realizado no Ginásio Fluminense F. C., no Rio de Janeiro, no período de 12 a 22 de setembro de 1951, sendo campeão o Brasil no masculino e no feminino. (Guilherme, 2001).
Em 1964, o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, se mantendo assim até a atualidade, com a União Soviética sendo campeã. Recentemente, o voleibol de praia, uma modalidade derivada do voleibol, tem obtido grande sucesso em diversos países, principalmente no Brasil e nos EUA. Nos esportes coletivos, a primeira medalha de ouro olímpica conquistada por um país de língua portuguesa foi obtida pela equipe masculina de voleibol do Brasil nos Jogos de Barcelona em 1992. O Brasil, a Rússia (antiga União Soviética) e o Japão são as únicas nações que conquistaram o ouro tanto no masculino quanto no feminino. O Brasil é o único país que possui o ouro tanto no vôlei masculino e feminino de quadra quanto no voleibol masculino e feminino de praia.
Isso tudo contribuiu para a efetivação de Educação Física Competitivista que invadiu as escolas brasileiras. Desta forma, mascarou-se as desigualdades sociais, fazendo com que causa-se uma “ilusão” a se tornarem ícones famosos do Voleibol.
Nos anos 80 o voleibol teve uma maior divulgação através da televisão e criação de revista.
A população brasileira passou a conhecer melhor o esporte após as conquistas internacionais pela seleção e assim ganhou um maior espaço na mídia.
A mídia passou a explorar o esporte de várias formas para alcançar o mercado consumidor (os praticantes) como, por exemplo:
- equipamentos para prática do esporte;
- propaganda nos locais de competições;
- exploração da imagem do atleta como forma de marketing.
O voleibol é um instrumento usual da Educação Física, tendo nas áreas da saúde, da educação e da competição, seus principais campos de atuação.
Quando utilizada na busca ou manutenção da saúde, a prática esportiva visa proporcionar um bem-estar através do crescimento harmonioso de crianças e adolescentes, e um condicionamento físico que permita os praticantes sentirem-se mais aptas e dispostas para as suas atividades cotidianas. Mas, talvez, quando utilizada como forma de lazer, ela preste mais serviço ao bem-estar. É cada vez maior a procura do esporte como forma de libertação de suas tensões e ansiedades causadas pela vida moderna.
Seja para lazer, para manter a saúde, ou mesmo para competição, o voleibol é um dos esportes mais procurados. É importante a um profissional de atividade física é a conscientização de que o voleibol é um esporte muito popular, que a sociedade quer praticá-lo e que oferece inúmeras oportunidades de trabalho.
O mercado de trabalho não oferece trabalho apenas nas escolas, nas aulas de Educação Física, mas, também, nos clubes atuando na iniciação, aperfeiçoamento e competição.
- Saque (saque por baixo, por cima e em suspensão);
- Manchete (passe ou recepção e defesa);
- Toque (levantamento)
- Cortada ou ataque;
- Bloqueio.
SAQUE
É o ato de golpear a bola com uma das mãos, estando atrás da linha de 9 metros, fazendo com que a mesma cruze o campo, por cima da rede, em direção a quadra adversária. Podendo ser realizado com os pés no chão (por baixo, por cima estilo tênis ou flutuante tático) ou em suspensão.
MANCHETE
É o ato de golpear a bola com ambos os antebraços, na parte do terço médio do antebraço, com a finalidade de passar ou defender um saque ou ataque.
TOQUE
É o ato de receber a devolver simultaneamente a bola com as duas mãos utilizando todos os dedos, sem deixar que as palmas das mãos toquem a mesma. É muito utilizado nas ações de levantamento.
CORTADA
É o ato de golpear a bola com a palma de uma das mãos com a finalidade de atingir o solo da quadra da equipe adversária. É utilizado nas ações de ataque ou saque, podendo ser realizado com os pés nos chãos ou em suspensão.
É o ato de bloquear a passagem da bola por cima da rede com as mãos ou braços, com a finalidade de impedir que o ataque adversário toque seu campo.

MuitoO bommm!!!!!!!!! voleibol é tudo de bom!
ResponderExcluir