É uma capacidade física em que o individuo consegue realizar um trabalho longo com uma dada intensidade. Seu principal fator de limitação é a fadiga muscular.
Existem dois tipos de resistências musculares:
- Resistência muscular geral => capacidade de realizar atividades por um tempo prolongado e que envolvem grandes grupos musculares e sistemas (cardiovascular, sistema nervoso central e neuromuscular).
- Resistência muscular localizada => capacidade de realizar atividades utilizando pequenos grupos musculares.
Resistência Aeróbia
É a capacidade de realizar trabalho de longa duração e enfrentar a fadiga induzida pelo sistema aeróbio. Quanto maior o seu VO2 max melhor será sua resistência aeróbia. O suprimento de oxigênio é um fator determinante para uma boa performance.
Resistência Anaeróbia Lática
É a capacidade de realizar trabalhos de duração de 30 a 90 segundos, com intensidades superiores as atividades aeróbias e o substrato de oxigênio não pode atender totalmente às necessidades corporais. Este tipo de resistência produz grandes quantidades de lactato.
Resistência Anaeróbia Alática
É a capacidade de realizar atividades de máxima intensidade e de curta duração (abaixo de 10 a 12 segundos). Exemplo: ação de ataque no voleibol.
Capacidade Aeróbia
É a capacidade corporal (ou potencial aeróbio) de produzir energia na presença de oxigênio (O2), determina a capacidade de resistência do individuo.
Capacidade Anaeróbia
É a capacidade de produzir energia na ausência de O2 pelo sistema anaeróbio. A capacidade anaeróbia corporal é afetada pelos processos do sistema nervoso central, que facilitam o trabalho intenso continuo ou sob condições de exaustão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário